quarta-feira, 16 de março de 2011

Tudo é uma questão de solidariedade...

Há um tempo eu tenho percebido a solidariedade de uma outra maneira....

Eu sempre achei que solidariedade era algo inerente do ser humano..que independia de situações específicas... bastava acordar de manhã..e ela tava ali.... acordando junto com você.

Porém, de um tempa prá cá, tenho visto com outros olhos essa tal "solidariedade", na verdade tenho tentando enxergar com os olhos da maioria, e que não seja injusta em tal julgamento. Para minimizar, fechamos no grupo dos brasileiros... falemos somente deles...

A solidariedade do brasileiro, em geral, está condicionada ao tamanho da tragédia e/ou acontecimento. Vejamos:

Caso Isabela e Joao..... todos solidários as famílias que perderam seus entes queridos de uma maneira tão trágica e violenta...

Caso Petropolis.. tantos os mortos ainda não totalmente contabilizados, vítimas de um desastre natural....

Caso Japão (bem recente, inclusive)...vários mortos..... um bebe que sobrevive após um situação quase cinematográfica.....

Relembrando apenas esses que me vieram imediatamente a memória...vejamos a reação: doações de roupas, alimentos, disponibilização de militares, forças especiais... uma comoção geral, uma repercursão mundial em midia eletronica, escrita, meios de comunicação diversos... todos deslumbrados com o tamanho: em toneladas, da solidariedade dos brasileiros... Acho lindo!Digno! Justo....
No entanto, é preciso que haja uma tragédia para que aconteça uma doação significativa e "espontanea"? É isso? É aasim que funciona?

Tele Tom, Criança Esperança...outros grandes arrecadadores de doações... o "engraçado", é que existe já há muito tempo, milhares e milhares de crianças que necessitam de atendimento especial diário e que dependem da doação e da boa vontade de voluntários que estão sempre de coração aberto e dispostos a mais uma ajuda.

Por que esperar o show da televisão para efeutar a doação?

Por que esperar que tantas pessoas morram a espera de um prato de comida, para doar uma cesta básica?

Por que esperar pelo frio cortante dos nossos dias de inverno para tirar do guarda roupa aquela blusa que há anos já nao usamos mais?

Por que chorar por mortes trágicas e lutar por reformas imediatas, se podemos fazer isso todos os dias e evitar que grandes tragédias aconteçam????

Todos os dias temos pessoas precisando de roupas, comida, abraços, lagrimas, sorrisos, esperança..mas é preciso uma tragédia para abrir os nossos olhos ou será que ela serve pra tirar a poeira do nosso coração?????

Será que o sentido de solidariedade mudou tanto assim e eu fiquei uma analfabeta da solidariedade? Assim como tantos analfabetos que existem por ai?


Será que a solidariedade ficou tão comercial que perdeu o sentido?
Será que a solidariedade perdeu a esperança e também foi embora? Ou esta escondida atrás de mais uma grande tragédia, esperando ser achada embaixo de alguns escombros?????

Será que eu tenho as respostas pra essas perguntas? Ou será que eu estou entre os que esperam por mais um desastre pra encontrar a tal SOLIDARIEDADE......

Nenhum comentário:

Postar um comentário